Com temperatura amena, Matinhas está localizada na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Brejo Paraibano, distante 135 Km da capital João Pessoa. As cachoeiras do rio Mamanguape, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. O Município ficou conhecido nacionalmente por realizar eventos de grande porte como a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, Rota Cultural Caminhos do Frio, Festa de Padroeiro, São João e outros.
Uma das mais bonitas quedas d’agua da Paraíba é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, município de Matinhas, distante aproximadamente 3 km da cidade e 24 Km de Campina Grande, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’agua que variam entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial. É bonito seguir o curso do rio por sobre as pedras escorregadias, sentir a água fria escorrendo entre os pés e se refrescar nas águas que caem com violência e ternura. Localizada em uma região de mata nativa bastante preservada e de serras bem íngremes, o pinga é uma beleza rara que encanta os olhos e um refúgio refrescante aos caminhantes. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.
Localizada no Sítio Jurema, a Cachoeira do Altar é mais uma queda d’água de aproximadamente 50m, no percurso do Rio Mamanguape, município de Matinhas/PB, e leva este nome devido sua imponência e formação rochosa com características de degraus. O local transmite uma energia mística e é ideal para quem procura estar em conexão com as forças da natureza.
Situada no Sítio Sapé, município de Matinhas/PB, as ruinas do Engenho de Cana de Açúcar do Coronel Eufrásio de Arruda Câmara, foi uma fazenda escravocrata erguida no século XIX. Na época, o engenho era conhecido como um dos maiores da região brejeira. Coronel Eufrásio Arruda Câmara foi um político de grande influência no Estado da Paraíba.
Realizada na sede do Município, a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, reúne anualmente dezenas de milhares de turistas no município. O Parque da Laranja, local de realização da festa, é o segundo maior parque de eventos da Paraíba ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. O espaço conta com área pavimentada de 30 mil metros quadrados e anualmente é palco de grandes atrações musicais. Portanto, fica evidente a relevância no turismo de Eventos para o Estado da Paraíba.
Localizadas na zona rural do município, as Casas de Farinha destinadas ao preparo da farinha de mandioca, é um convite a memória cultural da região do brejo. A Casa de Farinha localizada no Sítio Chã do Bálsamo, pertence a associação rural local, e é de fundamental importância para economia da comunidade. As demais casas são particulares e também são locadas pelos agricultores para a produção da farinha.
Assine nossa newsletter e acompanhe as ações da prefeitura. Receba notícias e informações importantes diretamente no seu e-mail. Fique informado!