Início Notícias Geral Prefeito Benedito sanciona Lei que cria e nomeia a Banda Municipal Marcial Poeta Mário Vieira
  • Publicado em 30/03/2023 às 11:47

No dia 27 de março de 2023, dia Nacional de Bandas e Fanfarras, a antiga Fanfarra Simples é municipalizada, através da Lei Municipal 231/2023, como Banda Marcial Municipal Poeta Mário Vieira, sendo vinculada ao Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Matinhas/PB.

O trabalho com a música estimula a organização interna do indivíduo, a disciplina, a sensibilidade, o respeito com o outro, a sociabilização, a expressão, o auto controle, entre outros, que são qualidades para a formação de um caráter saudável, uma vez que aprender a tocar um instrumento exige disciplina e dedicação de tempo, onde o sucesso do grupo depende da dedicação individual de cada componente.

A prática musical também se transforma em uma atividade profissionalizante, oferecendo mais uma oportunidade de mercado de trabalho ao jovem músico.

Assim, o objetivo primordial na proposição de criar a Banda Municipal é oferecer ao município uma corporação formal que venha participar e abrilhantar os eventos cívico-municipais, representando o município em eventos culturais regionais, estaduais ou nacionais.

A Lei sancionada se reveste de grande relevância social e cultural para os adolescentes e jovens de Matinhas, tirando-os da ociosidade e inserindo-os na atividade musical.

Hoje a Banda Poeta Mário Vieira conta com 60 componentes (bateria, metal, corpo coreográfico e comissão de frente) formada por adolescentes e jovens da localidade.

Seguimos trilhando um novo caminho no resgate cultural deste município!