Início A Cidade História

História

MATINHAS
Matinhas é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2022 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 4.571 habitantes, distribuídos em 36,522km² de área. Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, através da Lei Estadual N° 5893, desmembrando-se de Alagoa Nova, sendo sua instalação no dia 1º de janeiro de 1997. Segundo nota de historiadores, conclui-se que Francisco Falcão, Marçal de Miranda e Simão Ferreira da Silva requerem nove léguas de terra em 1718. Desta sesmaria, que limitava com a serra “Matinhas” parece ter sido derivado o nome da Cidade.

Matinhas, um burgo escondido à mão direita de quem vai de Campina à Alagoa Nova. Muito bem escondida por sobras ainda fechadas da mata verde-escuro a protegerem os sítios de laranja tangerina.

Como cidade e município, Matinhas é uma invenção de registro recente. O que ela realmente é, ao contrário do que significa o topônimo primitivo (Caa-mirim, cau-mirim, mato pequeno no Dicionário de Coriolano) é um arvoredo denso e grande entre montes sucessivos da Borborema brejeira. O acesso, pavimentado desde o governo passado, era um túnel fechado de mulungus e imburanas no tempo em que fui destacado para participar do seu recenseamento em 1950. Fazia extrema com o Geraldo, latifúndio dos Tavares Cavalcanti, um terço de cana e os outros dois de capoeira e mata.

ECONOMIA

A 147km de João Pessoa e 24km de Campina Grande. Matinhas produziu 7,2 mil toneladas de tangerina em 2003 e ajudou a colocar a Paraíba no degrau de maior produtora nordestino da fruta, cultivada em oito outras cidades paraibanas. Também em Matinhas, foi obtida a principal produção de laranja do Estado. Em 2003, do total da safra obtida na Paraíba, 5,6 toneladas, 27% foram oriundas do município de Matinhas (Paraíba, 2004). A Paraíba encontra-se no 7º lugar no ranking nacional em volume de produção, com 12.631 toneladas de tangerina (IBGE, 2003).


TURISMO

Uma cidade hospitaleira, conhecida por ser a maior produtora de Tangerina do Nordeste. Desde sua emancipação o município se desenvolve, o turismo vem crescendo ano após ano e os eventos culturais também. Matinhas é conhecida como o “Portal do Brejo paraibano” por ter a Festa da Laranja e o Festival Nacional da Tangerina, que desde 2004 vem destacando o Município para o Brasil.
O município apesar de ser pequenino, apresenta uma vocação natural para atrair a atenção de pessoas de outros centros, motivadas pelo verde exuberante, pelas trilhas naturais, belas cachoeiras e pelo clima ameno também pelo seu potencial na produção de laranja nas variedades: Tangerina Ponkan, Mexerica, Cravo e Dancy.
A Festa da Laranja é um evento de repercussão nacional, responsável pelo aquecimento da economia local e da região, tanto por meio da festividade como também pela promoção da laranja, principal produto da economia regional.
Possuindo, inclusive, o segundo maior parque de eventos da Paraíba – o Parque da Laranja – ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande A Festa Surgiu já de uma forma ousada para um município do porte de Matinhas, mas o sucesso foi tanto que hoje já se encontra na sua 15ª Edição, com uma infraestrutura própria.
Portanto, a sua realização é de fundamental importância para o desenvolvimento da economia local, tanto no aspecto de deslocar turistas para o município como também porque é por meio dela que se consegue alavancar investimentos para a produção e comercialização da laranja. Somando-se a isso existe o fato do município estar localizado na privilegiada região brejeira o que favorece a plantação do fruto sem a necessidade de grandes investimentos.


Eventos

Janeiro: Festa do Padroeiro/São Sebastião
Junho: São João na terra da laranja
Julho: Rota Cultural Caminhos do Frio
Outubro: Festa da Laranja, Festival Nacional da Tangerina
Dezembro: Natal