Início A Cidade Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

Descrição Turística Do Município

Com temperatura amena, Matinhas está localizada na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Brejo Paraibano, distante 135 Km da capital João Pessoa. As cachoeiras do rio Mamanguape, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. O Município ficou conhecido nacionalmente por realizar eventos de grande porte como a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, Rota Cultural Caminhos do Frio, Festa de Padroeiro, São João e outros.

Cachoeira Do Pinga

Uma das mais bonitas quedas d’agua da Paraíba é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, município de Matinhas, distante aproximadamente 3 km da cidade e 24 Km de Campina Grande, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’agua que variam entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial. É bonito seguir o curso do rio por sobre as pedras escorregadias, sentir a água fria escorrendo entre os pés e se refrescar nas águas que caem com violência e ternura. Localizada em uma região de mata nativa bastante preservada e de serras bem íngremes, o pinga é uma beleza rara que encanta os olhos e um refúgio refrescante aos caminhantes. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Cachoeira Do Altar

Localizada no Sítio Jurema, a Cachoeira do Altar é mais uma queda d’água de aproximadamente 50m, no percurso do Rio Mamanguape, município de Matinhas/PB, e leva este nome devido sua imponência e formação rochosa com características de degraus. O local transmite uma energia mística e é ideal para quem procura estar em conexão com as forças da natureza.




Casa Engenho - Eufrásio de Arruda Câmara

Situada no Sítio Sapé, município de Matinhas/PB, as ruinas do Engenho de Cana de Açúcar do Coronel Eufrásio de Arruda Câmara, foi uma fazenda escravocrata erguida no século XIX. Na época, o engenho era conhecido como um dos maiores da região brejeira. Coronel Eufrásio Arruda Câmara foi um político de grande influência no Estado da Paraíba.

Festival Nacional da Tangerina

Realizada na sede do Município, a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, reúne anualmente dezenas de milhares de turistas no município. O Parque da Laranja, local de realização da festa, é o segundo maior parque de eventos da Paraíba ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. O espaço conta com área pavimentada de 30 mil metros quadrados e anualmente é palco de grandes atrações musicais. Portanto, fica evidente a relevância no turismo de Eventos para o Estado da Paraíba.

TURISMO RURAL

Localizadas na zona rural do município, as Casas de Farinha destinadas ao preparo da farinha de mandioca, é um convite a memória cultural da região do brejo. A Casa de Farinha localizada no Sítio Chã do Bálsamo, pertence a associação rural local, e é de fundamental importância para economia da comunidade. As demais casas são particulares e também são locadas pelos agricultores para a produção da farinha.