Início Notícias Geral NOTA DE REPÚDIO
NOTA DE REPÚDIO
  • Publicado em 16/02/2023 às 13:51

O Fórum de Turismo Sustentável do Brejo vem manifestar publicamente o seu repúdio em decorrência da atitude praticada pelo empresário Marcelo Araújo, em tentar apropriação indevida das marcas Rota Cultural Caminhos do Frio, Rota Cultural Raízes do Brejo e Destino Brejo a partir de ações de registro de marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

Ocorre que a Rota Cultural Caminhos do Frio é um evento de grande porte realizado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo em parceria com nove prefeituras e está em sua 15ª edição. A Rota Cultural Raízes do Brejo comemorou seu quarto ano de existência em 2022 e envolve dez prefeituras, e a marca Destino Brejo, foi criada em 2018, também pelo Fórum de Turismo do Brejo, a partir de consultoria do Sebrae Paraíba.

Logo, é de notório saber público que as marcas são frutos de uma articulação coletiva que envolve agentes públicos e privados como prefeituras, governo do Estado, Sebrae, empresas privadas e a própria população, com foco na promoção do destino turístico, geração de oportunidades de negócios e desenvolvimento socioeconômico para a região do Brejo.

Ou seja, está nítido e transparente – e comprovado publicamente, que as marcas Rota Cultural Caminhos do Frio, a Rota Cultural Raízes do Brejo e Destino Brejo foram idealizadas e materializadas a partir da ação direta e aplicada, do Fórum de Turismo do Brejo, bem como articulada junto às prefeituras desde suas fundações. Assim, afirmamos que o empresário citado não teve – ou tem – qualquer participação na gestão delas em qualquer edição em todos os seus anos de existência.

O anúncio sobre o fato aconteceu na noite da última terça-feira (14.02) em reunião com a diretoria do Fórum e prefeitos da região. A reunião foi organizada pelo próprio empresário. A notícia surpresa foi recebida com repúdio por todos os presentes, e logo após o encerramento da mesma, o Fórum iniciou as ações cabíveis junto às entidades, organizações, instituições, fornecedores envolvidos diretamente com as marcas, para iniciar o processo de reversão do ato.

O Fórum de Turismo Sustentável do Brejo vai contar com o apoio da assessoria jurídica do Governo do Estado, da equipe do INPI, IFPB e Sebrae Paraíba para que haja a responsabilização dos atos e que as pessoas envolvidas com essa situação lamentável sejam punidas com rigor, de forma que não ocorram mais ações como essas, que afrontam gravemente o direito à propriedade intelectual.

Alagoa Nova, Paraíba.16 de fevereiro de 2023.Fórum de Turismo Sustentável do Brejo