Início Notícias Geral Matinhas tem a melhor educação do brejo paraibano, aponta Ideb
Matinhas tem a melhor educação do brejo paraibano, aponta Ideb
  • Publicado em 19/09/2022 às 14:46

A rede municipal de Matinhas deu novo salto e garantiu o topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 na região do brejo paraibano e a subida de 127 casas no ranking paraibano.

De acordo com o resultado divulgado nesta sexta-feira, dia 16, pelo Ministério da Educação, o município de Matinhas-PB, atingiu a nota de 5.4, ultrapassando a projeção esperada pelo MEC para 2021 que era de 4.6 Além disso, o município alcançou o melhor índice da série histórica, passando de 3,7, em 2015, para 5.4 em 2021.

Criado em 2007, o Ide é hoje é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil. Esse resultado fezo município sair da posição 172°, ocupada em 2019, entre os 223 municípios paraibanos e ir para a posição 45°.

A Secretaria Municipal de Educação (SECET) destaca o comprometimento e o engajamento dos gestores, coordenadores, professores e estudantes e salienta sobre a importância que teve a formação continuada no acompanhamento pedagógico das ações que visaram à preparação para o SABE (Sistema deAvaliação da Educação Básica).

“Esse resultado é fantástico. O desempenho obtido demonstra todo o trabalho realizado pela SECET durante a pandemia com a elaboração de material didático para fins específicos, plantões pedagógicos, formação continuada, aulões e todo empenho dos servidores, tudo valeu e está valendo a pena”, disse o professor Jociano Coêlho, responsável pela preparação da equipe para as avaliações de larga escala.

Para o prefeito de Matinhas, Benedito Braz, esse resultado mostra o compromisso da gestão com a qualidade da educação do município. “Os investimentos na educação municipal já estão dando resultados. Nós ainda temos muito o que fazer e continuaremos nos dedicando para superar as dificuldades. Agradeço ao Secretário de Educação e toda sua equipe por toda dedicação”, afirmou o prefeito.