Início Notícias Geral Matinhas lança o próprio Sistema de Avaliação do Desempenho Docente (SADD)
Matinhas lança o próprio Sistema de Avaliação do Desempenho Docente (SADD)
  • Publicado em 01/04/2022 às 16:43

A Secretaria Municipal de Educação de Matinhas-PB lançou, nesta terça-feira, dia 29 de março, o Sistema de Avaliação do Desempenho Docente (SADD), um projeto desenvolvido pelo Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB, o Prof. Jociano Coêlho juntamente com a equipe técnica pedagógica da SECET.

O sistema oferecerá um equilíbrio entre a estrutura e a flexibilidade da rede municipal de educação. Ao mesmo tempo que proporcionará a criatividade e a iniciativa do professor.

Segundo o DME, Carlos Daniel, o objetivo principal do sistema é de apoiar o contínuo crescimento e o desenvolvimento de cada professor através do monitoramento e pela análise e aplicação de informações pertinentes, elaborados através de um fluxo que leva em consideração um sistema de retorno (“feedback”) significativo e fidedigno.

Conforme o Professor Jociano Coêlho, com o SADD teremos, por exemplo, a otimização do aprendizado do aluno; a melhoria na qualidade do ensino, o resgate da responsabilidade do professor pelo desempenho em sala de aula e pela sua eficácia e a contribuição para o êxito na realização dos objetivos e das metas definidos na visão e missão das escolas pertencentes à “SECET”.

O sistema foi baseado no projeto de avaliação docente elaborado pela Association of American Schools in South America (AASSA)” – e o Escritório das Escolas Estrangeiras (Departamento de Estado dos Estados Unidos) que avalia os docentes levando em consideração os padrões de desempenho, os quais se referem às principais funções executadas por eles, como: o Planejamento Educacional, a Didática, a Avaliação da Aprendizagem, o Ambiente de Aprendizagem, o Profissionalismo e o desenvolvimento do aluno.

Entretanto, para que tenha sucesso, o sistema exigirá a articulação e participação dos professores, gestores escolares, coordenadores e da equipe técnica-pedagógica da SECET.

É a Prefeitura Municipal de Matinhas trilhando um novo caminho na Educação.