Início Notícias Geral Festa da Laranja em Matinhas retorna pós pandemia e abre espaço para discussão da citricultura e seus desafios
  • Publicado em 04/10/2023 às 21:14

A Prefeitura Municipal de Matinhas, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a EMPAER, UFPB, UEPB, SENAR e INSA, realiza no dia 10 de outubro, dentro da programação da 16ª Festa da Laranja, o VII Seminário do Festival Nacional da Tangerina, com o tema: “A Citricultura brejeira e os desafios da maior produção de Tangerina do Nordeste”.

O evento ocorrerá no Auditório da Secretaria de Saúde, ao lado do Parque da Laranja, a partir das 8h e tem como objetivo discutir a valorização da fruta no município e região. Matinhas é a maior produtora de Tangerina do Nordeste (IBGE 2022), com uma expectativa de colher mais de 70 toneladas da fruta por ano.

A Secretaria Municipal de Agricultura e o Departamento de Cultura e Turismo, acreditam que o resgate de uma programação voltada para o produtor rural, abre um espaço para o agricultor compartilhar suas experiências, e nessa troca de saberes, possa fomentar a produção da tangerina, assim como discutir o melhor aproveitamento do citro como uma identidade cultural e turística local.

Dentro da programação do seminário, além de palestras proferidas, haverá uma visita técnica com demonstrações práticas em unidade produtiva no município.

Turismo de Eventos

Todos os anos, turistas do Brasil inteiro visitam o Brejo paraibano para prestigiar o Festival Nacional da Tangerina, que tem início dia 09 de outubro e segue até o dia 15 de outubro, no Parque da Laranja, em Matinhas.

O evento tem o objetivo de expor as possibilidades de aproveitamento das mais diversas espécies da laranja, o fruto predominantemente produzido na região. Estima-se que 90 mil pessoas visitarão a festa este ano.

Palcos, shows, camarote e área VIP, exposições, feira gastronômica, restaurantes regionais, banheiros químicos, estacionamento, gincanas, brincadeiras, palestras, agronegócio, esportes, seminário, gastronomia, artesanato, tudo isso estão à disposição dos visitantes.

No dia 12, os turistas, empresários e moradores da região, terão oportunidade ver atrações musicais que este ano ficam por conta de Wesley Safadão. Na sexta-feira, a expetativa do público é para a apresentação de Calcinha Preta. No sábado, Iguinho e Lulinha, Léo Magalhães e o sertanejo Murilo Huff. O domingo dia 15, pela manhã haverá a V Mototrilha da Tangerina.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

09 de Outubro – Segunda
8h – Hasteamento das bandeiras (Parque da Laranja);
08h – Oficina de Gastronomia e Processamento de Alimentos – EMPAER
– Creche Divina Glória;
13h – Oficina de Análises Alternativas da Fertilidade do Solo – UEPB – Casa de
Farinha do Cajá;

10 de Outubro – Terça
07h30 – VII Seminário do Festival Nacional da Tangerina: “A Citricultura
brejeira e os desafios da maior produção de Tangerina do Nordeste”
;
09h – Visita ao Memorial CAAMIRIM (29 anos de Emancipação Política);
14h – Visita técnica aos laranjais;
14h – Visita ao Memorial CAAMIRIM (29 anos de Emancipação Política);

11 de Outubro – Quarta
09h – Visita ao Memorial CAAMIRIM (29 anos de Emancipação Política);
14h – Visita ao Memorial CAAMIRIM (29 anos de Emancipação Política).

12 de Outubro – Quinta
13h – Apresentação da tese de Doutorado
da Dra. ROSALMA DINIZ ARAÚJO/UFPB: Se a Terra te der Laranjas, faz uma Festa! Relação FestaTurismo e Desenvolvimento Local (Auditório da SESAU);
17h – Exposição dos tipos de laranja, mudas, produtos e serviços agrícolas;
19h – Culto em Ação de Graças (Assembleia de Deus);
20h – Forró Lampejo, Jefferson Arretado e Wesley Safadão (Palco Principal).

13 de Outubro – Sexta
17h – Exposição dos tipos de laranja, mudas, produtos e serviços agrícolas;
18h – Concurso da Rainha da Tangerina (Palco Cultural);
21h – Gilson Mania, Calcinha Preta e JM Puxado (Palco Principal).

14 de Outubro – Sábado
13h – Gincana da Laranja (Palco Cultural);
17h – Exposição dos tipos de laranja, mudas, produtos e serviços agrícolas
(Palco Cultural);
19h – Missa em Ação de Graças pelos 29 anos de Emancipação Política (Matriz de
S. Sebastião);