Início Notícias Geral Família Acolhedora em Matinhas
Família Acolhedora em Matinhas
  • Publicado em 06/10/2022 às 14:41

A Prefeitura de Matinhas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social apresenta “Serviço Família Acolhedora”. A iniciativa tem como objetivo famílias residentes no município dispostas a acolher crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar sob medida protetiva, conforme as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O menor acolhido permanecerá na família acolhedora o período mínimo necessário para o seu retorno à família de origem ou encaminhamento à família substituta.

Cabe às famílias participantes do serviço recepcionar as crianças e adolescentes em qualquer momento que se fizer necessário; ter disponibilidade afetiva e emocional; aptidão para o cuidado com a criança ou adolescente; se responsabilizar pelo bem-estar do acolhido, garantindo o acesso aos direitos humanos; entre outras atribuições. Ao realizar este acolhimento, a família recebe um subsídio financeiro do município para garantir o bem-estar do acolhido.

Para participar do Serviço Família Acolhedora, os interessados deve preencher todos os requisitos estabelecidos junto à SEMAS Matinhas. A equipe técnica responsável conduzirá os processos de seleção – composta de sete etapas – e chamamento das famílias acolhedoras.

Quer saber mais? Procure nosso Centro de Serviços Socioassistencias!

#familiaacolhedora#matinhaspb##semasmatinhaspb