A Prefeitura de Matinhas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram neste dia 31 de março o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024. O encontro reuniu representantes das organizações governamentais e da sociedade para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e ampliadas pelo município ao longo dos próximos anos.

O fórum comunitário contou com um público de aproximadamente 80 pessoas. Após a abertura oficial que contou com o pronunciamento das autoridades presentes no evento, foram apresentados os articuladores e mobilizadores municipais que compõem a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef.

Em seguida, os participantes se organizaram em oito grupos de trabalho e discutiram estratégias voltadas para o desenvolvimento infantil na primeira infância, educação e saúde de qualidade para todas as crianças e adolescentes, oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes e jovens, prevenção às diversas formas de violência, proteção social para famílias vulneráveis, entre outros pontos.

A partir das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef e o CMDCA irão organizar o plano de ação municipal para reduzir as desigualdades, com metas consolidadas até o ano de 2024. Durante o fórum também foi apresentado o Plano de Participação Cidadã do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) para o ano de 2022.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços positivos na realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. Ao se candidatar para o processo de certificação do Selo, o município de Matinhas assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Na luta pelo Selo Unicef, na luta por dias melhores para crianças e adolescentes!

#selounicef
#matinhaspb

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support