Matinhas alcança o primeiro lugar na Paraíba na utilização do Conviva Educação.

WhatsApp Image 2021-09-01 at 14.57.14

A Secretaria Municipal de Educação do município de Matinhas (SECET) se destacou na utilização da Plataforma Conviva que é um sistema de gestão gratuito voltado para Dirigentes Municipais de Educação (DME) juntamente com suas equipes técnicas e gestores escolares. A equipe da SECET ficou, no mês de agosto, em 1º lugar no índice de utilização do sistema dentre as 223 secretarias de educação do estado da Paraíba.
De acordo com o Dirigente municipal de Educação, Carlos Daniel Fonseca, assumir uma gestão educacional sem uma transição transparente trouxe grandes desafios. Esse processo poderia ter sido facilitado se a secretaria tivesse implantado o sistema conviva que existe desde 2013 e é gratuito já que ele fornece, por exemplo, o Memorial de Gestão, ferramenta utilizada na troca de governos.
Quando utilizado, o sistema fornece todo o registro da história educacional do município, os dados atualizados, as ações realizadas e as normatizações necessárias para dar continuidade ao trabalho educacional da gestão anterior.
Agora, com as informações atualizadas, em tempo real, e em todas as áreas da gestão educacional, a secretaria pode realizar o planejamento das políticas públicas com base em dados oficiais.
A plataforma conta com conteúdos e ferramentas que facilitam o trabalho da secretaria nas áreas: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, gestão de pessoas e transporte escolar.
Conforme a equipe da SECET, informatizar a rotina da secretaria foi de suma importância, pois toda a equipe tem acesso a todos os processos que envolvem o setor. Com a nova ferramenta, todo o histórico de trabalho estará registrado em uma espécie de arquivo virtual, o que torna mais fácil, por exemplo, a retirada de declarações escolares. Desta forma, não há a necessidade de acessar arquivos físicos, evitando também a perda dos mesmos.
Além de benefícios internos, por meio do novo sistema, a comunidade poderá acompanhar todas as movimentações na Educação do município, oferecendo ainda mais transparência às ações realizadas pela pasta.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support