Matinhas cria material didático remoto próprio para rede municipal de ensino e vira referência educacional

WhatsApp Image 2021-05-20 at 10.52.36(2)

A ideia é padronizar o ensino remoto no município.

As aulas presenciais da rede municipal de Matinhas estão suspensas desde março de 2020 por conta da pandemia da COVID-19. Assim, as aulas em 2021 continuam em regime remoto, como na maioria dos municípios brasileiros.

Entretanto, diferente do que ocorria em 2020, a Prefeitura Municipal de Matinhas, sob uma nova gestão, e por meio da Secretaria Municipal de Educação, elaborou todo o planejamento e criação do material didático voltado para o ensino remoto de toda a rede municipal de ensino.

A ideia de criar um material próprio surgiu por esforços da equipe pedagógica da secretaria. A intenção era padronizar o ensino remoto no município, levando as mesmas atividades e orientações para todas as escolas da rede, atendendo de forma igualitária a toda a comunidade escolar.

Programa Escola em Casa (PEC)

O PEC consiste em apostilas de atividades e orientações voltadas para todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA). As atividades são baseadas no Currículo Referência da Paraíba e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que os alunos e professores trabalhem ao longo do período de distanciamento social.

A elaboração seguiu um fluxo, e ocorreu de forma colaborativa entre professores, equipe pedagógica, revisores linguísticos e design educacional.

É importante lembrar que o planejamento partiu levando em conta alguns princípios propostos por alguns pesquisadores como Nunes (2020) e Souza (2021) que trabalham com Educação a Distância e Ensino Remoto na perspectiva da elaboração de material didático para fins específicos. Esses princípios são:

 

  • Atrativo visual: a primeira impressão também é importante para a experiência do aluno. Por esse motivo, é necessário cativá-lo com uma atraente apresentação visual.
  • Utilidade: além de ser visualmente atraente, a Experiência do aluno deve ser altamente funcional.
  • Dialogicidade: O material conversa com o aluno diminuindo as barreiras do isolamento social.
  • Credibilidade: para isso, deve estar livre de erros e, acima de tudo, atender às expectativas que gera.
  • Intuitividade: a interface para o aluno é eficaz apenas quando garante usabilidade.
  • Proximidade e cumplicidade: dentro dos pilares da experiência do aluno está a humanização das páginas e ferramentas, tornando-as mais próximas.
  • Inovação e originalidade: experiência é mais gratificante quando o aluno interage com o material que têm sua identidade própria e se mostram memoráveis.

 

Fluxo de Distribuição

Para a distribuição do material, as escolas definem um cronograma de retirada, proporcionando o atendimento escalonado e sem aglomerações neste período de prevenção à covid-19. Na ocasião, as famílias também são orientadas sobre o sistema remoto de ensino, pois as aulas poderão ocorrer de acordo com a rotina das famílias, utilizando o material entregue que também poderá ser acessado virtualmente. Além disso, os alunos têm acompanhamento virtual por meio das redes sociais e pelo ambiente virtual de aprendizagem (google sala de aula).

 

Proposta

Segundo o Secretário de Educação, Carlos Daniel Fonseca do Nascimento, é preciso investir na construção de um material de qualidade pois, em tempos de pandemia, ele é, muitas vezes, a única ferramenta que mais se aproxima do aluno levando conhecimento, afeto, interação e estímulo.

Ele também afirma que todo o empenho parte dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores que estão de frente na produção dos materiais e do acompanhamento da realização das atividades pelos alunos é de fundamental importância para a efetividade desta ação. Além disso, ele destaca a importância do envolvimento dos pais/responsáveis nesses processos de ensino e de aprendizagem.

Para finalizar, o secretário destaca “hoje, nosso material didático é referência para outras secretarias de educação já que sua elaboração segue todos os princípios voltados para o ensino remoto e a distância. Ademais, todo o material é disponibilizado virtualmente para toda população, inclusive para colaboradores que necessitarem utilizar o material em sua rede”.

O material pode ser consultado pelo link:

https://linktr.ee/SECET

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support