Matinhas cria material didático remoto próprio para rede municipal de ensino e vira referência educacional

A ideia é padronizar o ensino remoto no município.

As aulas presenciais da rede municipal de Matinhas estão suspensas desde março de 2020 por conta da pandemia da COVID-19. Assim, as aulas em 2021 continuam em regime remoto, como na maioria dos municípios brasileiros.

Entretanto, diferente do que ocorria em 2020, a Prefeitura Municipal de Matinhas, sob uma nova gestão, e por meio da Secretaria Municipal de Educação, elaborou todo o planejamento e criação do material didático voltado para o ensino remoto de toda a rede municipal de ensino.

A ideia de criar um material próprio surgiu por esforços da equipe pedagógica da secretaria. A intenção era padronizar o ensino remoto no município, levando as mesmas atividades e orientações para todas as escolas da rede, atendendo de forma igualitária a toda a comunidade escolar.

Programa Escola em Casa (PEC)

O PEC consiste em apostilas de atividades e orientações voltadas para todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA). As atividades são baseadas no Currículo Referência da Paraíba e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que os alunos e professores trabalhem ao longo do período de distanciamento social.

A elaboração seguiu um fluxo, e ocorreu de forma colaborativa entre professores, equipe pedagógica, revisores linguísticos e design educacional.

É importante lembrar que o planejamento partiu levando em conta alguns princípios propostos por alguns pesquisadores como Nunes (2020) e Souza (2021) que trabalham com Educação a Distância e Ensino Remoto na perspectiva da elaboração de material didático para fins específicos. Esses princípios são:

 

  • Atrativo visual: a primeira impressão também é importante para a experiência do aluno. Por esse motivo, é necessário cativá-lo com uma atraente apresentação visual.
  • Utilidade: além de ser visualmente atraente, a Experiência do aluno deve ser altamente funcional.
  • Dialogicidade: O material conversa com o aluno diminuindo as barreiras do isolamento social.
  • Credibilidade: para isso, deve estar livre de erros e, acima de tudo, atender às expectativas que gera.
  • Intuitividade: a interface para o aluno é eficaz apenas quando garante usabilidade.
  • Proximidade e cumplicidade: dentro dos pilares da experiência do aluno está a humanização das páginas e ferramentas, tornando-as mais próximas.
  • Inovação e originalidade: experiência é mais gratificante quando o aluno interage com o material que têm sua identidade própria e se mostram memoráveis.

 

Fluxo de Distribuição

Para a distribuição do material, as escolas definem um cronograma de retirada, proporcionando o atendimento escalonado e sem aglomerações neste período de prevenção à covid-19. Na ocasião, as famílias também são orientadas sobre o sistema remoto de ensino, pois as aulas poderão ocorrer de acordo com a rotina das famílias, utilizando o material entregue que também poderá ser acessado virtualmente. Além disso, os alunos têm acompanhamento virtual por meio das redes sociais e pelo ambiente virtual de aprendizagem (google sala de aula).

 

Proposta

Segundo o Secretário de Educação, Carlos Daniel Fonseca do Nascimento, é preciso investir na construção de um material de qualidade pois, em tempos de pandemia, ele é, muitas vezes, a única ferramenta que mais se aproxima do aluno levando conhecimento, afeto, interação e estímulo.

Ele também afirma que todo o empenho parte dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores que estão de frente na produção dos materiais e do acompanhamento da realização das atividades pelos alunos é de fundamental importância para a efetividade desta ação. Além disso, ele destaca a importância do envolvimento dos pais/responsáveis nesses processos de ensino e de aprendizagem.

Para finalizar, o secretário destaca “hoje, nosso material didático é referência para outras secretarias de educação já que sua elaboração segue todos os princípios voltados para o ensino remoto e a distância. Ademais, todo o material é disponibilizado virtualmente para toda população, inclusive para colaboradores que necessitarem utilizar o material em sua rede”.

O material pode ser consultado pelo link:

https://linktr.ee/SECET

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