Volta às Aulas Remotas

WhatsApp Image 2021-02-01 at 11.28.20

Em função da situação de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 e de organização administrativa e pedagógica da gestão anterior, a partir do dia 01 de fevereiro, teremos o retorno ao calendário letivo de 2020. Essas aulas seguirão no formato remoto até o dia 16 de fevereiro, ocasião que daremos encerramento ao ano letivo de 2020.
No ano de 2020 foi necessário nos adaptarmos a uma realidade completamente nova. Com isso, universalizar o acesso à educação de qualidade tornou-se um desafio, pois, além dos alunos e professores, as famílias tiveram suas rotinas totalmente modificadas.
Depois de uma longa expectativa, estamos planejando a necessidade de retomar às atividades escolares, adaptando-as ao novo contexto, isto é, a um contexto híbrido. Com isso, muitas dúvidas surgem para todos, não só em relação à segurança e às normas de higiene e proteção, mas também em relação aos processos de ensino e de aprendizagem.
Nessa conjuntura, muitos se perguntam: Quais serão os primeiros passos? Por onde iremos começar? Quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante a pandemia? Quais áreas precisam de uma intervenção mais incisiva por parte da escola? De que forma podemos auxiliar os alunos, não só nas questões pedagógicas, mas também em termos socioemocionais?
Pensando nessa volta, a Prefeitura Municipal de Matinhas, através de sua Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo planejou, para esse momento de volta remota, a aplicação de uma Avaliação Diagnostica de Retorno -ADR.
Esta avaliação será aplicada para todos os estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e terá o objetivo de avaliar como foi a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto verificando sua eficácia e sua contribuição. Além de questões voltadas para o currículo formal das etapas da educação básica, teremos ainda, no caderno de questões, uma autoavaliação e um questionário voltado para os pais e alunos sobre o que foi desenvolvido em 2020 e sobre a possível implantação do ensino híbrido em 2021.
Os resultados possibilitarão identificar os pontos específicos nos quais os alunos tiveram mais dificuldades, como o acesso às tecnologias digitais. Com esses dados, será possível elaborar estratégias pedagógicas para superar essas defasagens e, então, dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem em 2021.
A avaliação diagnóstica na retomada das aulas semipresenciais é uma recomendação do Conselho Nacional de Educação e tem a finalidade de averiguar a efetividade do ensino remoto e identificar possíveis discrepâncias no aprendizado dos alunos durante o período de quarentena.
Portanto, os pais ou responsáveis deverão procurar a unidade educacional em que os alunos estão matriculados para retirar o caderno da Avaliação Diagnostica de Retorno -ADR entre os dias 4 e 5 em horário determinado pela escola. As mesmas avaliações deverão ser entregues à escola até o dia 12 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria de Educação, esse levantamento será realizado, pois, se prevê a retomada das aulas semipresenciais a partir do dia 01 de março. Entretanto, para isso, o município deve estar na fase amarela há 28 dias e ouvir os Conselhos das Escolas, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e o Conselho Municipal de Educação (CME).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support