Matinhas muda formato de Unidade Básica de Saúde (PSF I), para atender casos respiratórios, suspeitos e confirmados de COVID-19.

psf1 exclusivo - Cópia

A Prefeitura Municipal de Matinhas, brejo paraibano, irá mudar a partir da próxima segunda feira 15/06, o formato de atendimento na Unidade Básica de Saúde – PSF I.
No local, serão atendidos apenas pacientes com casos respiratórios, suspeitas ou confirmados para o novo Coronavírus, tanto do PSF I quanto do PSF II, a medida visa evitar contaminações de pacientes que estejam nas unidades por outras doenças.
A Sala de vacinação, o acompanhamento de gestantes o NASF, e outros atendimentos do PSF I, serão realizados em prédio locado pela Prefeitura Municipal, localizado na Rua Monsenhor José Borges de Carvalho, centro, em frente à Escola Estadual Arthur Virgínio de Moura.
Além disso, o auditório do PSF I foi adaptado para abrigar leitos e assim aumentar a capacidade de atendimento.
Outra medida para enfrentamento à pandemia do coronavírus é o atendimento na Unidade PSF I nos fins de semana, no sábado das 08:00 as 13:00 e nos domingos das 07:00 as 17:00
Segundo a Secretária de Saúde do Município, Maria Dilma, a Unidade do PSF II seguirá com fluxograma normal, sem atendimento para os casos respiratórios, estes, serão encaminhados ao PSF I.
A Prefeita Fátima Silva, pede à população que mantenham o isolamento social, que fiquem em casa e só saiam em casos extremos. “Não adianta de nada a Prefeitura aumentar a capacidade de atendimento hospitalar, decretar fechamento de escolas, fechamento de estabelecimentos comerciais e a população não respeitar o isolamento e relaxar na prevenção. É preciso que todos estejam unidos e focados em um bem maior que é a VIDA”.