T noticias Pagina

Dia Internacional da Animação

Tamanho da Letra:

noticia 000No dia 13 de novembro de 2018, terça-feira, acontecerá o Dia Internacional da Animação - mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Com entrada franca, será comemorado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil, entre elas Matinhas-PB, mais o Distrito Federal. Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do país.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.

“Há 15 anos, o evento vem se consolidando cada vez mais, passando a fazer parte do calendário cultural de vários municípios. Muitas cidades agregam programações como mostras, exposições e oficinas próprias. É muito legal ver realizadores locais - que no começo só exibiam as mostras - passam a estudar animação e se especializar nessa área”, aponta Priscila Severo, produtora do evento.

Em meio a inúmeros títulos, já foram exibidos os curtas Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria). Neste ano, um dos destaques é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”.

Confira a programação em Matinhas:

08h00 – Abertura

08h30 – Mostra infantil (exibição livre)

10h00 – Palestra sobre os filmes exibidos

11h00 – Exibição do Filme do acervo doa Biblioteca Municipal

13h00 – Início da Mostra Nacional e Internacional (Classificação 12 anos)

15h00 – Palestra sobre os filmes apresentados

16h00 – Exibição do Filme do acervo da Biblioteca Municipal