Banner-Noticiais

Matinhas prepara mais uma edição da Rota Cultural, Caminhos do Frio

montagensEvento acontece de 14 a 20 de Agosto.

Localizada no Brejo Paraibano, Matinhas fica a 140 Km de João Pessoa Capital do Estado e a 24 Km do Centro de Campina Grande.

Com uma programação vasta, a 2ª Edição da Rota Cultural Caminhos do Frio em Matinhas, terá início no dia 14 de agosto com o hasteamento dos Pavilhões: Nacional, Estadual e Municipal, a partir das 08h00, durante a tarde terá uma oficina de arranjos de flores com E.V.A e as 19h30 a abertura oficial com apresentação da quadrilha local e em seguida a apresentação do grupo GRUPO SANFORINA, acompanhado com a Feirinha de produtos gastronômicos a partir da Tangerina.

No dia 15 de agosto, na terça-feira, as 08h00, acontecerão a oficina de Argila e pintura na telha e uma visita a um laranjal com venda de mudas de tangerinas. Às 14h00 terá um encontro com citricultores e vendas dos produtos produzidos por essa categoria de trabalhadores, além de uma Palestra com representante da EMATER. Às 19h30 Concerto de violão com Fabricio Ferreira (UEPB) na Capela de São Sebastião, no centro de Matinhas.

Na Quarta-feira, dia 16 de agosto, às 08h00 terá uma oficina de gastronomia a partir da tangerina, ministrada por representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as 14h00 Encontro com as Mulheres Artesãs das zonas urbana e rural, as 15h00 apresentação do Grupo Garajaus da Serra de Serraria e para encerrar o dia as 19h30 apresentação da Quadrilha Chama do Agreste- Itatuba/PB.

Quinta-feira, 17 de agosto, terá uma trilha ecológica à Cachoeira do Pinga com concentração às 08h00, na praça central. Às 15h00 apresentação do Grupo Alto da Colina – Campina Grande (Pífano e Dança Folclórica), as 16h00 Apresentação do grupo de idosos do município e as 19h30 Cinema na praça.

Sexta-feira, 18 de agosto, às 08 da manhã terão visitas à casa de farinha e ao grupo de mulheres artesãs de Chã do Bálsamo, na zona rural do município, com concentração na Praça da Liberdade. Na oportunidade haverá venda de produtos a partir da mandioca e artesanato. As 08h00 também acontecerão apresentações culturais das Escolas Municipal Ascendino Moura e Estadual Arthur Virgínio de Moura, as 13h00 apresentações Culturais das Escolas Municipais da Zona Rural e Estadual Arthur Virgínio de Moura, as 16h00 Feira de artesanato e gastronomia, acompanhado de Trio Pé de Serra: Forró do Povo, no centro da Cidade. Às 19h30 apresentação de Dona Edite do coco e as Cirandeiras de Alagoa Grande, seguida da apresentação do Grupo de Sanfoneiros de Matinhas- GRUPO SANFORINA, logo após apresentação do Trio Pé de Serra – Forrozão Xaxado.

No Sábado, dia 19 de agosto, às 08h00 Trilha Ecológica religiosa – visita a Pedra de Santo Antônio no Sítio Sapé e a Igreja Centenária de São Severino no Sítio Juá – e Trilha Ecológica às Cachoeiras do Pinga e do Altar, a concentração será na Praça da Liberdade. Também terá visitação a um Laranjal. As 14h00 visitação à casa de Farinha - Sítio Chã do Balsamo – com venda de produtos a partir da mandioca. Às 19h30 será realizada a Santa Missa na Capela de São Sebastião, em seguida apresentação do Grupo Cultural Acauã da Serra de Campina Grande, logo após Show com Inaldo e Paulo Rubens, na avenida Governador Antonio Mariz, encerrando com a Banda Garota Dengosa.

Encerrando a Programação da Rota Cultural Caminhos do Frio no Município, no dia 20 de agosto, a partir das 15h00 terão Apresentações culturais – SCFV, às 17h00 Trio Pé de Serra - Batista do Forró encerrando as 19h00 com a apresentação de Fofim do Acordeon.

A programação completa da Rota Cultural Caminhos do Frio encontra-se no site da Rota pelo endereço http://caminhosdofrio.com/ e pelo site institucional da Prefeitura Municipal de Matinhas no endereço http://www.matinhas.pb.gov.br/ ou também pelos telefones (83) 3637-1001.