PREFEITAS PARAIBANAS CRIAM O MOVIMENTO DE MULHERES MUNICIPALISTAS

mulheres municipalistas

As prefeitas paraibanas criaram ontem, com ajuda da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), com o objetivo de fortalecer a atuação feminina na política e nas gestões públicas. A proposta inclui tornar os centros urbanos mais seguros e inclusivos para as mulheres, destacando a importância de iniciativas que busquem reduzir as desigualdades entre a população do sexo feminino e masculino, acabando com a vulnerabilidade e as dificuldades de acesso das mulheres em diferentes áreas, como emprego, educação, transporte, saúde e assistência social.

Para a presidente do MMM, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, a instalação do Movimento na Paraíba vai garantir o fortalecimento de uma pauta de gênero que abrange desde a participação da mulher nos processos decisórios até o fortalecimento das redes de oportunidades com medidas que reduzam a vulnerabilidade social, as violências e os abusos. “O planejamento e a gestão dos espaços públicos precisam ser pensados a partir de uma perspectiva de gênero para tornar a vida das mulheres mais seguras nas cidades”, afirmou.

A prefeita de Conde, Márcia Lucena, aproveitou a criação do Movimento para solicitar a defesa de pautas prioritárias em defesa das mulheres e que serão levadas, por meio da Famup, para serem apresentadas na XXI Marcha de Prefeitos que será realizada em Brasília de 8 a 11 de abril. “O Movimento de Mulheres Municipalistas chega em uma boa hora. Precisamos fortalecer nossas propostas em prol das mulheres e agora teremos um espaço voltado para isso”, destacou.

Para a prefeita de Alagoinha, Maria Rodrigues, a Famup está de parabéns pela instalação do Movimento de Mulheres e defendeu a realização de encontros regionais para garantir a troca de experiências entre as prefeitas paraibanas. “Esse será um espaço importante para discutirmos diversas adoções de políticas públicas para as mulheres e também para fortalecermos a participação feminina na política”, afirmou.

O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância da criação de um Movimento de Mulheres na Paraíba e se colocou à disposição para contribuir nas ações de fortalecimento e empoderamento feminino. “Hoje demos um passo importante que foi a instalação do Movimento formado por prefeitas. Fizemos essa provocação e vocês nos responderam imediatamente com o desejo de fortalecer cada vez mais a participação feminina nas gestões municipais. Estamos firmes no propósito de garantir uma Paraíba mais segura e de oportunidades para as mulheres”, afirmou.

Também participaram da instalação do Movimento de Mulheres Municipalistas as prefeitas Renata Barbosa, de Belém; Joyce Renally, de Duas Estradas; Fátima Silva, Matinhas; Gilene Cândido, Borborema; Adailma Fernandes, Serra da Raiz; Leonice Lopes, Boa Ventura; e Célia Maria, Logradouro.

SELO BENEFICIARÁ MULHER

A adoção de políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania, saúde, empreendedorismo e combate a violência contra as mulheres podem fazer com que gestores dos 223 municípios paraibanos garantam às suas administrações o selo social “Prefeitura Parceira da Mulher”, criado ontem, por meio de uma parceria entre a Famup e do Governo do Estado por meio das Secretarias da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria do Desenvolvimento e Articulação Municipal.

Com o selo, o Governo da Paraíba e a Famup pretendem estimular as gestões municipais ao cumprimento de seu dever, que passa pelo estabelecimento de ações intersetoriais, interseccionais e transversais, na promoção de equidade e igualdade dos direitos das mulheres no contexto da universalidade das políticas públicas, considerando as especificidades e as pontencialidades de cada município.

Para o presidente da Famup, George Coelho, a criação do selo é fundamental para estimular as políticas públicas que devem ser permanentes. “Esse projeto vai fortalecer ainda mais as parcerias com os governos estadual e federal”, destacou.

 

Fonte: Famup / Portal Correio da Paraíba

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support